Coloquios do CIF
Colóquios do CIF
Colóquios do CIF ocorrem em média duas vezes por mês e são realizados em parceria com o Instituto de Física da UnB. Eles têm como objetivo apresentar uma linha de pesquisa de forma didática, de modo a contribuir a conhecimento tanto de alunos de graduação quanto de doutorandos e professores. As diretrizes gerais para tornar o colóquio mais acessível para o público presente podem ser encontradas nesse link.
Antes do colóquio é servido um café da tarde (com bebidas, salgadinhos e bolo), e após o colóquio o palestrante e o público são convidados a continuar a discussão num barzinho perto da UnB!
Os colóquios do CIF são transmitidos ao vivo e armazenados no canal do CIF no YouTube: https://www.youtube.com/@cifunb .
A lista de palestrantes é definida pela Comissão de Colóquios do CIF, que entre março de 2023 e outubro de 2024 foi composta por
- Alexandre Dodonov (Presidente)
- Ismael Segundo da Silva Carrasco
- Mariana Malard Sales Andrade
- Bernardo de Assunção Mello
A partir de outubro de 2024 a Comissão de Colóquios do CIF passou a ter a seguinte composição
- Demétrio Antônio da Silva Filho (Presidente)
- Alexandre Dodonov (suplente da presidência)
- Bernardo de Assunção Mello
- Helena de Souza Braganca Rocha
- Ismael Segundo da Silva Carrasco
- Luana Cristina Wouk
- Mariana Malard Sales Andrade
A partir de novembro de 2023 os Colóquios do CIF contam com apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF)!
Próximos Colóquios do CIF
24. Paulo C. Morais (UCB; CIF-UnB)
Modelos matemáticos para ensaios pré-clínicos
31 de janeiro de 2025
Ao vivo em: https://www.youtube.com/@cifunb/streams
Resumo: A despeito da existência secular de ferramental matemático e de algoritmos de ajuste de dados, o percentual de publicações científicas de dados extraídos de ensaios biológicos (in vitro, in vivo e ex vivo), incluindo uma análise quantitativa é surpreendentemente baixo (menor que 0,5%). O objetivo desta palestra é realçar a imensa janela de oportunidades de trabalho científico representada pela atividade de elaborar modelos matemáticos e implementar análises quantitativas de dados de ensaios biológicos. Serão apresentados exemplos de uso de modelos matemáticos e correspondentes análises de dados de ensaios in vitro e in vivo. Na linha de ensaios in vitro, será apresentada uma proposta de inclusão da morfologia de nanomateriais na análise de dados de viabilidade celular. Espera-se que a palestra possa servir de inspiração aos jovens pesquisadores.
Histórico dos Colóquios do CIF
23. Ademir E. Santana (UnB)
Aspectos Históricos do Espaço de Fase: Origens, novos desenvolvimentos e aplicações
6 de dezembro de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/live/GMVMQJjXGnc?si=ipiAGadjLGbWnPI0
Resumo: Espaço de fase é um conceito utilizado em toda física contemporânea. Dado o interesse, uma revisão histórica dessa variedade é apresentada enfatizando aplicações numa abordagem pedagógica. Os seguintes aspectos serão considerados. (i) As origens do conceito no início do século XIX, observando as raízes do nome, com Boltzmann. Uma generalização veio por Weyl, que introduziu o nome “simplético”, e depois com Nambu que identificou um espaço de fase para dimensões ímpares. (ii) O estudo de grupos de simetria no espaço de fase é um outro ponto a ser analisado em física clássica. Isso começa com Dirac, com representações não-unitárias, e Schönberg, estudando representações unitárias no espaço de Fock-Schönberg. (iii) O espaço de fase na física quântica se inicia com Dirac em 1930 e com Wigner, em 1932, que introduziu a noção estatística de quase-distribuição. (iv) A generalização do formalismo de Wigner para as teorias de simetrias abelianas e não-abelianas ocorreu nas últimas décadas com as representações simpléticas dos campos quânticos.
22. César Lenzi (ITA)
Astronomia de Ondas Gravitacionais: Uma nova forma de se observar o Universo
22 de novembro de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/live/XYnLNrVGJF4?si=-s3pbI6yEOPyhP2C
Resumo: A detecção do sinal gravitacional oriundo do colapso de um sistema binário de estrelas de nêutrons, detectado em setembro de 2017 pela colaboração LIGO-VIRGO, conhecido como GW170817, inaugurou a era da astronomia observacional multimensageira, visto que o mesmo evento foi detectado em diferentes faixas do espectro eletromagnético: UV, IR, Raio-X e emissão de raios gama. Como se sabe, a radiação gravitacional emitida por estrelas compactas carrega informações valiosas sobre a estrutura interna destes objetos. Nesta apresentação, irei mostrar como podemos obter estas informações, tomado o sinal gravitacional detectado na Terra, além do direcionamento da estrela no espaço.
21. Sebastião Pádua (DF - UFMG)
Ótica e informação quântica com pares de fótons
8 de novembro de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/watch?v=yx0V935dSDI
Resumo: Nos últimos anos, as chamadas tecnologias quânticas, tecnologias que usam as propriedades de sistemas quânticos como a superposição de estados e o emaranhamento em aplicações, vêm sendo amplamente divulgadas na Sociedade. A ótica quântica que se dedica ao estudo das propriedades quânticas da luz tem sido nas últimas décadas uma excelente plataforma para estudar os fundamentos destas tecnologias. A conversão paramétrica descendente espontânea (CPDE) é um efeito ótico não linear no qual pares de fótons em um estado emaranhado, em diferentes graus de liberdades, são gerados quando um feixe de laser atravessa um cristal não-linear. A CPDE, amplamente utilizada nos laboratórios de ótica quântica do mundo, ainda é a principal fonte de luz para estudos de fundamentos de física quântica, ótica e informação quântica. Apresentarei algumas características experimentais quânticas desta fonte de luz e revisarei algumas das ferramentas utilizadas em estudos experimentais. Mostrarei alguns estudos de ótica quântica e informação quântica recentes realizados no laboratório de Ótica quântica do Departamento de Física da UFMG envolvendo estados fotônicos hiperemaranhados: medida da fase topológica de qubits e qudits e força anômala. Finalmente, falarei um pouco de um projeto em andamento cujo objetivo é realizar comunicação quântica com essa fonte de luz.
20. Lázaro A. Padilha (IF - UNICAMP)
O que está escondido sob o alargamento inomogêneo em nanomateriais semicondutores?
18 de outubro de 2024
Colóquio Completo: https://www.youtube.com/live/-_Bv0nnoFAk?
Resumo: Ao longo das últimas três décadas, pontos quânticos semicondutores coloidais passaram de uma plataforma ideal para estudar efeitos quânticos de confinamento em semicondutores a aplicações práticas, como dispositivos para emissão e detecção da luz. Grande parte desse avanço veio do desenvolvimento de novos métodos de síntese, que possibilitaram um controle sem precedentes sobre tamanho, formato e composição das nanopartículas. No entanto, as diferenças em tamanhos e formatos ainda causam alargamento espectral inomogêneo nos espectros de emissão e absorção, ofuscando informações importantes sobre as interações de excitons e fônons e a estrutura fina excitônica nesses nanomateriais. Há duas décadas, técnicas de “Single-Particle Spectroscopy” são usadas para eliminar a influência do alargamento inomogêneo e obter informações importantes sobre a fotofísica de pontos quânticos, incluindo sua estrutura fina e o mecanismo responsável pelo fenômeno de “blinking”. Porém, esta técnica é limitada à resolução temporal de até 100 ps. Recentemente, um novo método chamado “Multidimensional Coherent Spectroscopy” foi proposto, ele permite investigar processos rápidos em pontos quânticos com resolução melhor que 100 fs e resolução espectral de 10´s de ueV. Neste colóquio será feita uma revisão sobre este método e como ele ajuda a entender aspectos fundamentais da estrutura fina dos excitons e as interações exciton-fônon em heteroestruturas baseadas em CdSe e nanopartículas perovskitas.
19. Marcelo Leite Lyra (IF - UFAL)
Eventos Extremos: Relevância, estatística e aplicação em sistemas eletrônicos desordernados
12 de julho de 2024
Colóquio Completo: https://www.youtube.com/watch?v=pyFD7d2DLfI&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=24
Resumo: Eventos extremos desempenham um papel fundamental no estudo de sistemas físicos desordenados. Eles são eventos de magnitudes muito maiores que o valores médios. Na física da matéria condensada, eles têm impacto em fenômenos de transporte onde as maiores barreiras de energia e os estados mais localizados limitam a transmissão de excitações coletivas. Neste colóquio, iremos destacar a importância de eventos extremos em várias áreas de estudo, introduzir os métodos estatísticos básicos que revelam as distribuições de valores extremos mais comuns e discutir um estudo recente sobre a estatística de valores extremos das funções de onda eletrônicas em um sistema que apresenta uma transição metal-isolante.
18. Tarcísio Marciano da Rocha Filho (CIF - UnB)
Mudanças Climáticas: Causas e Mitigação
28 de junho de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/live/nMXowlDKwsU?si=ztyMfm7p8C0G8xiJ
Resumo: Apresentamos evidências empíricas das mudanças climáticas causadas pela humanidade, explicando a relação causal entre a emissão de gases de efeito estufa e o aumento da temperatura média do planeta desde o início da revolução industrial, discutindo seus diferentes impactos, em particular na produção de alimentos, da exaustão de recursos naturais não renováveis, do aumento do nível do mar, com alguns possíveis cenários para nosso futuro segundo as ações tomadas. Discutimos porque essa transição é inevitável em decorrência da exaustão, em um futuro próximo, de matérias-primas como o petróleo e outros minerais, de seus impactos sobre a vida em geral no planeta, e na qualidade de vida do ser humano em particular. Mostramos também que as possíveis formas alternativas de produção de energia sustentável, possuem também limitações tecnológicas e ambientais, expondo assim a urgência de novas inovações ainda a serem desenvolvidas para viabilizar essa transição, e a necessidade de repensar todo o sistema econômico mundial.
17. Douglas S. Galvão (IF - UNICAMP)
Simulando a Natureza: de Nanotubos a Formigas
21 de junho de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/watch?v=OBms-2jHH-c
Resumo: As hibridizações de carbono sp, sp2 e sp3 permitem um número quase infinito de estruturas diferentes com propriedades mecânicas e eletrônicas ajustáveis. Essas estruturas podem exibir diferentes topologias com diferentes dimensões eletrônicas
(0-fullerenos, 1-nanotubos, 2-grafeno, 3-diamante). Essas topologias podem ser exploradas para criar uma grande variedade de materiais diferentes, como buckypapers, músculos artificiais baseados em nanotubos de carbono, espumas, cristais auxéticos, etc. Esses materiais apresentam morfologias extremamente complexas, tornando difícil modelar suas propriedades mecânicas e estruturais de maneira realista. Neste seminário apresentaremos e discutiremos abordagens multi-escala (desde totalmente atomísticas até macroescala) para modelar esses materiais, incluindo o uso de métodos de inteligência artificial (como os algoritmos ANT bioinspirados). De particular interesse são as novas técnicas de simulação de dinâmica molecular baseadas em potenciais reativos que permitem lidar com sistemas de vários milhões de átomos. Essas técnicas também podem ser usadas para materiais além do carbono, como metais e calcogenetos.
16. Paulo Alberto Nussenzveig (IF - USP)
Tecnologias quânticas emergentes
7 de junho de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/watch?v=nU6XREN-CN4
Resumo: A já centenária física quântica nos obriga a rever radicalmente nossa compreensão da natureza e até mesmo nossa atitude científica. Grandezas físicas possuem propriedades intrínsecas, independentemente das nossas observações? Essas propriedades são determinadas através de interações locais? Nossa tentação seria responder afirmativamente a ambas as questões. No entanto, quando combinadas, as respostas afirmativas estão em contradição com nossas observações. As estranhas ideias da física quântica motivam o surgimento de novas tecnologias em ciência de informação: processamento, transmissão e sensoriamento apresentam grande potencial de avanços. Nessa palestra, trataremos tanto de conceitos fundamentais da física quântica quanto das oportunidades para uma iniciativa coordenada em tecnologias quânticas emergentes no Brasil.
15. André Avelino Pasa (DF - UFSC)
Por que o Azul da Prússia é um material importante?
26 de abril de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/watch?v=okzWyGx8r0o&t=1s
Resumo: O Azul da Prússia é um composto de valência mista com estrutura cristalina cúbica, com íons de Fe conectados por ligantes de cianeto, formando a cadeia Fe+3 − N ≡ C − Fe+2 − C ≡ N − Fe+3. O Azul da Prússia foi o primeiro pigmento artificial moderno. Possuindo uma estrutura aberta com grandes sítios intersticiais que viabilizam trocas iônicas, é utilizado para desintoxicação interna em pacientes contaminados com césio radioativo. Mais recentemente, o azul da Prússia e seus análogos foram considerados para serem utilizados como eletrodos de baterias sustentáveis. Neste Colóquio serão descritas as propriedades relevantes do Azul da Prússia e de seus análogos, e técnicas eletroquímicas para preparação de filmes finos e determinação de coeficientes de difusão. Também serão apresentados resultados sobre transformações de fase induzidas pela intercalação de cátions em diferentes sítios intersticiais da rede com base em resultados experimentais e em cálculos da teoria do funcional de densidade (DFT). Como aplicação adicional, será mostrado o uso do Azul da Prússia para detecção de bactérias vivas.
14. Pedro Venezuela (IF - UFF)
Novos Materiais para Energia Renovável
12 de abril de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/live/3p4K7OKhmQw?si=BDAXqlObWnsmXBge
Resumo: Estamos passando por um momento histórico no qual combustíveis fósseis estão sendo substituídos por geração de energia por fontes renováveis. As fontes de energia renovável consideradas mais promissoras no momento são a solar, a eólica e a hidroelétrica. Neste contexto, também é necessário desenvolver formas de armazenamento de energia, tais como baterias e hidrogênio verde. Para que essa transição energética ocorra, será necessário desenvolver novos materiais com propriedades específicas, por exemplo: semicondutores para conversão fotovoltaica de energia, materiais para catodos, anodos e eletrólitos em baterias e materiais para produção e armazenamento de hidrogênio. Nesse colóquio pretendemos dar um panorama geral das técnicas teórico-computacionais para estudar as propriedades estruturais e optoeletrônicas de tais materiais, mostrando alguns resultados recentes do nosso grupo. Em particular, vamos discutir as propriedades de dicalcogenetos de metais de transição como possíveis absorvedores de luz solar em células solares.
13. Ado Jório de Vasconcelos (DF - UFMG)
Nanoóptica de Materiais Bidimensionais
22 de março de 2024
Colóquio completo: https://www.youtube.com/live/CtyKS-XmQ9I?si=40Cudqe-Ng_wf0ZQ
Resumo: Neste colóquio apresentarei nosso trabalho sobre nanoóptica de sistemas bidimensionais (2D). Novos aspectos teóricos para espectroscopia Raman no regime de campo próximo, incluindo coerência e distribuição de campo são discutidos. Nossos resultados em grafeno e em dicalcogenetos de metais de transição serão apresentados, explorando a conexão entre a metrologia na micro e nano-escala. Vários aspectos como defeitos, homojunções, estruturas de bicamadas torcidas, emissões localizadas em bolhas, rugas e bordas, bem como efeitos de substrato serão abordados detalhadamente. Aspectos relacionados com a instrumentação e inovação relacionadas com o instrumento de nanoóptica serão compartilhados.
12. Diego Rabelo da Costa (DF - UFC)
Electronic properties of twisted bilayer graphene quantum dots and rings
8 de dezembro de 2023
Palestra completa: https://www.youtube.com/live/egQVEGjT_EI?si=fNYzl1_mjdOskkJ7
Resumo: Recently, twist bilayer van der Waals heterostructures have been the subject of substantial theoretical and experimental works due to many fascinating electrical, optical, and magnetic properties, such as unconventional superconductivity, ferroelectricity and correlated insulator behavior for rotation angle between layers of order θ~1º. Moreover, quantum dots (QDs) in bilayer graphene (BLG) are a promising quantum information platform because of their long spin decoherence times, high sample quality, and tunability, whereas quantum rings (QRs) are the most natural systems to investigate quantum interference phenomenon in transport properties, Aharonov–Bohm oscillations and persistent currents. In this colloquium we present a systematic study of the energy levels of twisted BLG QDs and QRs, both in the absence and presence of an external perpendicular magnetic field.
11. Lauro Tomio (IFT - UNESP, CIF - UnB)
Condensados de Bose-Einstein: produção de vórtices e turbulência quântica com átomos ultrafrios
24 de novembro de 2023
Palestra completa: https://www.youtube.com/live/QecufJDt9A4?si=-4XaZwxqDXJf5R-d
Resumo: Neste colóquio será feita uma breve introdução sobre os condensados de Bose-Einstein, cuja existência foi prevista em 1924 e confirmada em 1995 através da produção em laboratório de condensados com átomos ultra-frios de Rubídio e Sódio. Será destacada sua importância para a comprovação de leis quânticas fundamentais, assim como sua relevância nos estudos atuais em que se procura melhor entender fenômenos como de superfluidez e computação quântica. A seguir será exposta a teoria e resultados de simulações computacionais (considerando as possibilidades experimentais existentes), com a produção de vórtices e turbulência quântica em sistemas condensados com átomos dipolares (como Érbio e Disprósio) produzidos em armadilhas bi-dimensionais perturbadas por potenciais periódicos dependentes do tempo.
10. Débora Peres Menezes (UFSC, CNPq)
Física nuclear como ferramenta para estudar estrelas de nêutrons e ondas gravitacionais
10 de novembro de 2023
Palestra completa: https://www.youtube.com/live/5myBHj3mXQ0?si=fgHLmKjgQClBgzF2
Resumo: A neutron star (NS) was first detected as a pulsar in 1967. It is one of the most mysterious objects in the universe, with a radius of the order of 10 km and masses that can reach two solar masses. In 2017, a gravitational wave was detected (GW170817) and its source was identified as the merger of two neutron stars. Later on, a mass-gap object (either a neutron star or a black hole) was identified in the GW190814 event. To understand neutron stars, an appropriate equation of state (EoS) that satisfies bulk nuclear matter properties has to be used and gravitational wave detections have provided some extra constraints to determine it. Moreover, the NICER telescope, launched in 2017, has also started (in 2021) to send information that helps us determine the radius of these compact objects. In order to obtain NS macroscopic properties, hydrostatic equilibrium equations are used to make the connection with the microscopic EoS. The first and most common hydrostatic equilibrium equations are known as the Tolman-Oppenheimer-Volkoff (TOV) equations. Still, other alternative theories of gravity can also be used, generating different macroscopic properties, which can, in some cases, better describe the recent astrophysical observations. I will show how the minuscule world of nuclear particles and their models can be useful to the understanding of the cosmos through some stellar remnants, which can merge and generate gravitation waves, finally detectable.
9. Pedro Henrique de Oliveira Neto (UnB)
Transporte de carga e energia em semicondutores orgânicos
20 de outubro de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=eoOCUoSPaqo&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=9
Resumo: O colóquio abordará os fenômenos de transporte de carga e energia em materiais orgânicos, destacando a importância do conceito de quasipartícula. Em particular, serão exploradas quatro classes essenciais de quasipartículas: sólitons, pólarons, bipólarons e éxcitons. O colóquio irá abordar como essas quasipartículas afetam o transporte de carga e energia em materiais orgânicos, analisando sua formação, propriedades e implicações para a eletrônica orgânica, fotônica e aplicações em dispositivos optoeletrônicos. Serão discutidas as implicações práticas desses conceitos para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes baseadas em semicondutores orgânicos.
8. Gabriela Marques (Fermi National Accelerator Laboratory, EUA)
Cosmologia com lentes gravitacionais fracas
19 de setembro de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=8AAqMc6kCnY&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=8
Resumo: De acordo com o atual modelo cosmológico que melhor ajusta os dados observacionais, a densidade de matéria do Universo atual é dominada por matéria escura não luminosa e, consequentemente, não é diretamente observável no espectro eletromagnético. No entanto, a densidade da matéria pode ser estudada através das deflexões das trajetórias dos fótons causadas pelo efeito de lenteamento gravitacional fraco (LGF). O estudo do LGF de galáxias e dos fótons da Radiação Cósmica de Fundo (do inglês, CMB), proporciona a restrição de importantes parâmetros cosmológicos como por exemplo, a soma das massas de neutrinos e o crescimento das estruturas do universo. Tradicionalmente, a análise do LGF é realizada através da correlação de dois pontos, que caracteriza todas informações estatísticas de campos Gaussianos. Entretanto, a estrutura em grande-escala que origina o sinal de LGF, passa por um crescimento não-linear, gerando uma distribuição não-Gaussiana no presente. Desta forma, a estatística de 2-pontos é insuficiente para capturar todas informações contidas nesses dados. Nesta palestra, apresentarei o potencial de restringir informações do universo a partir de diferentes técnicas e ferramentas, incluindo estatísticas de 1, 2 e para além de 2 pontos. Em particular, discutirei nosso estudo utilizando correlação cruzada entre LGF da CMB do Atacama Cosmology Telescope e dados da estrutura em grande escala do Dark Energy Survey e também nossa análise recente usando os dados de LGF do Hyper Suprime-Cam Subaru e diferentes estatísticas.
7. Raúl Briceño (University of California - Berkeley, Lawrence Berkeley National Lab, EUA)
Modern-day Nuclear Physics
5 de setembro de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=4uDte93k5zw&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=7
Resumo: My research focuses on understanding the implications of the Standard Model of particle physics in the formation of the basic building blocks of nature. This model describes three of the four fundamental forces of nature. The opaquest of these is the strong nuclear force which is responsible for the formation of all atomic nuclei. We know that this force is fundamentally described in terms of the theory of quarks and gluons, which is known as quantum chromodynamics (QCD). My research focuses on the development and implementation of novel mathematical and computational techniques to study the emergence of nuclear phenomena directly from QCD. In this talk, I review some of the key ideas driving the field of nuclear physics.
6. Annibal Figueiredo (UnB)
Desafios para resolver Equações Diferenciais Funcionais dependentes das trajetórias
30 de junho de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=LnnPFuNaeLU&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=6
Resumo: Neste colóquio discutimos didaticamente os desafios para resolver Equações Diferenciais Funcionais (EDFs). Para tal, introduzimos o problema unidimensional de duas partículas interagindo através de um potencial de oscilador harmônico. No contexto clássico da segunda lei de Newton para interações instantâneas, este problema reduz-se a encontrar as soluções de um sistema de duas Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) de segunda ordem. Relembramos os resultados básicos sobre a existência de soluções locais e suas extensões para soluções globais. Através de um modelo ultra simplificado para propagação de sinais num campo de forças, transformamos os osciladores em um sistema de EDFs. Discutimos as dificuldades de encontrar soluções globais para este tipo de sistema e sua interessante conexão com a questão do isolamento de forças externas. Finalmente, desenvolvemos um algoritmo para obter soluções globais de um sistema de EDFs a partir das soluções de uma sequência de sistemas de EDOs. Aplicamos o algoritmo no problema de duas cargas pontuais interagindo com seus campos eletromagnéticos. Neste problema, devemos resolver as equações de Maxwell para as trajetórias das cargas e suas equações de movimento. Neste caso, as equações de Newton tornam-se EDFs de segunda ordem.
5. Jorlandio Francisco Felix (UnB)
Como os nanomateriais podem melhorar a produção de energia renovável e a performance de dispositivos eletrônicos?
16 de junho de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=L1Q9Q6w8K4w&list=PLukZFARoEvIZfplNm0XqUh-FUBcg5tCgN&index=5
Resumo: Para progredir do laboratório para aplicações comerciais, será necessário desenvolver métodos escaláveis industrialmente para produzir grandes quantidades de materiais nanoestruturados, sejam eles na forma de nanopartículas ou de filmes bidimensionais (2D) com espessuras atômicas. As heteroestruturas van der Waals (vdW) ou os materiais bidimensionais de alta qualidade oferecem muitas vantagens em relação aos materiais convencionais: são leves, transparentes e compatíveis com substratos flexíveis, ao mesmo tempo em que exibem desempenho competitivo em relação aos componentes eletrônicos de semicondutores convencionais. As heteroestruturas da mais alta qualidade ainda são criadas, principalmente, através da esfoliação mecânica de monocristais e depositadas de camada por camada por procedimentos padrão de transferência mecânica. Este método, no entanto, não é escalável e rotas alternativas de fabricação de dispositivos são procuradas para aplicações. Nesse colóquio mostraremos as técnicas de deposição de materiais em grande escala e algumas aplicações dessas técnicas para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos. Falaremos também da possibilidade de se utilizar esses materiais 2D para produção de hidrogênio de maneira limpa e renovável através do eletrólise da água por meio da reação de evolução de hidrogênio (HER).
4. Marcelo P. França Santos (UFRJ)
A luz e as revoluções quânticas
30 de maio de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=jUWtpGE8zvQ
Resumo: Nessa palestra conversamos sobre o papel da luz nas duas revoluções quânticas: a primeira, que dominou o século XX, dos computadores, lasers, fármacos, satélites, energias nuclear e solar, internet, e a segunda que se anunciou a partir do fim do século passado e promete mudar o próximo século, dos computadores quânticos, da inteligência artificial e de muitas outras tecnologias que ainda sequer pensamos. Em particular, discutimos o caráter quântico da luz e seus aspectos didáticos para a compreensão da natureza e práticos para o desenvolvimento tecnológico. Usaremos, como exemplo, a geração de pares de fótons emaranhados por espalhamento em diamante.
3. Ismael Segundo da Silva Carrasco (UnB)
Modelagem do crescimento de filmes finos e dissolução de minerais através da Mecânica Estatística
12 de maio de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=TQpbvCokyyk&t=1973s
Resumo: O crescimento ou dissolução de uma fase sólida circundada por um fluido reativo se faz presente em uma vasta gama de fenômenos de interesse científico e tecnológico, desde dispositivos eletrônicos até evolução de solos. Do ponto de vista microscópico, a competição entre os processos de deposição/agregação e evaporação/dissolução define se uma fase sólida cresce ou decresce. Neste colóquio, faremos uma revisão sobre os aspectos teóricos de como o desequilíbrio entre fases leva aos processos de crescimento ou dissolução. Discutiremos o regime próximo do equilíbrio por meio da teoria de Burton-Cabrera-Frank (BCF). Por sua vez, o regime muito longe do equilíbrio será discutido através do conceito de classes de universalidade no enrugamento cinético.
2. Caio Cesar Holanda Ribeiro (UnB)
Condensados de Bose Einstein: conceitos, aspectos experimentais e aplicações
5 de maio de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/live/a9V-mu95esw?feature=share
Slides: PDF
Resumo: Neste colóquio exploramos o fenômeno de condensação de Bose-Einstein sob a perspectiva da teoria de campos. Para um gás de bósons não-relativístico em equilíbrio termodinâmico, veremos que a condensação ocorre quando algum estado quântico do sistema torna-se "macroscópico". Além disso, revisaremos aspectos básicos da dinâmica do condensado, a partir dos quais as noções de depleção quântica e difusão de fase aparecem naturalmente. Terminaremos nossa apresentação discutindo alguns experimentos recentes, incluindo a observação da radiação Hawking análoga, demonstrando o quão versáteis estes sistemas são.
1. Mariana Malard (UnB)
Fases topológicas da matéria na era do design de materiais e dispositivos quânticos
13 de abril de 2023 às 16:00
Palestra completa: https://www.youtube.com/live/ZtgPfHRb8M8?feature=share
Resumo: A pesquisa atual em sistemas quânticos topológicos se insere na interseção entre física, ciência de materiais e engenharia de dispositivos eletrônicos; com ela buscamos entender, medir e, por fim, controlar e usar as excitações e propriedades físicas emergentes das fases topológicas da matéria. Nesse colóquio, discutiremos modelos teóricos mínimos que possuem fases topológicas e alguns modelos mais realistas baseados em efeitos de
proximidade entre materiais, aplicação de campos elétrico e/ou magnético, manipulações da estrutura cristalina do material, dentre tantas propostas atuais de design de fases topológicas. Algumas das mais conhecidas realizações experimentais dessas propostas e suas implicações tecnológicas serão abordadas.
Histório de cartazes