Diretrizes e objetivos dos colóquios
Estas são algumas sugestões para os palestrantes dos Colóquios do CIF, pensadas para que o público presente nos colóquios (que inclui desde estudantes de graduação da UnB até professores e pesquisadores experientes) aproveite ao máximo cada palestra. Além disso, como os Colóquios do CIF são salvas no canal do CIF no Youtube, os Colóquios também poderão ser usados no futuro como fonte de informação confiável sobre uma área de pesquisa.
- Horário: sextas-feiras às 16:15, com café da tarde servido às 15:45.
- Duração de 50-60 minutos, com transmissão e gravação no YouTube.
- Após a palestra, 15-20 minutos são destinados a perguntas e comentários do público presente.
- A ideia é apresentar um panorama geral de uma área de pesquisa atual, junto com os resultados recentes, aplicações e desafios.
- Idealmente, os primeiros 20 minutos do Colóquio seriam uma introdução à área da palestra, para que alunos na metade do curso de Bacharelado em Física (4º-5º semestres) consigam entender a maioria das ideias.
- Idealmente, 30% do Colóquio seria compreendido por alunos do 4º semestre de Bacharelado em Física.
- Idealmente, 50% do Colóquio seria compreendido por alunos do 6º semestre de Bacharelado em Física.
- Idealmente, 80% do Colóquio seria compreendido por doutorandos de diversas áreas de Física.
- Até 20% do Colóquio pode ser voltado para doutorandos numa área específica de pesquisa.
- A proporção aproximada do Colóquio é (depende muito da área): 30~40 min com uma explicação do tema no nível de graduação em Bacharelado em Física. 20~30 min com assuntos mais específicos no nível de pós-graduação em Física.