Às vésperas de ingressar no novo ciclo avaliativo do PPG pela Capes, o Instituto de Física da UnB convida toda a sua comunidade para participar do Workshop "Pós-Graduação em Física na UnB - autoavaliação e estratégias para a excelência". Este evento pretende resgatar a memória da Pós-Graduação em Física da UnB, de sua criação e desenvolvimento, tomar conhecimento aprofundado de outros modelos bem-sucedidos, e projetar estrategicamente ações de curto, médio e longo prazo, com reflexões baseadas nas experiências e nas referências de pesquisadores e instituições, tanto da região Centro-Oeste, como do restante do Brasil e de outros países que são referência mundial em pesquisa. Com isso, visamos delinear de forma embasada linhas de ação a serem implementadas para um ainda melhor desempenho do programa no futuro. Estes serão os principais objetivos do Workshop, iniciando assim um processo contínuo de autoavaliação e estabelecimento de diretrizes, sempre visando a melhoria e a busca pela excelência.
Foto oficial do evento
Evento gravado na íntegra:
https://youtube.com/playlist?list=PLukZFARoEvIZ8myVdfDG73yB0u2xGl0T-&si=i10Ae405v33JVhV1
Programação
Palestrantes e mediadores
- Antônio Gomes de Souza Filho (UFC)
- Kaline Coutinho (USP)
- Orlando Peres (Unicamp)
- Roberto Goulart Menezes (UnB)
- David Vianna (UnB)
- Taís Gratieri (UnB)
- Adalberto Fazzio (CNPEM)
- Antônio Carlos Pedroza (UnB)
- Ismael Carrasco da Silva Segundo (UnB)
- Jorlandio Francisco Felix (UnB)
- Basílio Xavier Santiago (UFRGS)
- Eduardo Padrón Hernández (UFPE)
- Lucas Chibebe Céleri (UFG)
- Pablo Lima Saldanha (UFMG)
- Rogerio Rosenfeld (ICTP/SAIFR)
- Sebastião William da Silva (UnB)
Inscrições
Todos os professores, estudantes e visitantes do CIF e IF-UnB estão convidados a participar do workshop. As inscrições deverão ser feitas pela plataforma gov.br, conforme o link
https://encurtador.com.br/EF4xK
Comissão organizadora
- Marcello Ferreira (Coordenador)
- Alexandre Dodonov
- Caio César Holanda Ribeiro
- Rafael Besse
- Sebastião William da Silva
- Tarcísio Marciano da Rocha Filho
Importância do evento para a instituição
A Pós-Graduação stricto sensu sempre foi colocada como ponta-de-lança do desenvolvimento científico de uma instituição de pesquisa e, no modelo brasileiro, do próprio país, articulada com o ensino, a extensão e a inovação, procurando constantemente a internacionalização. Ela corrobora a missão fundamental da instituição universitária, que é a produção e difusão de conhecimento com senso crítico frente aos problemas socioeconômicos, políticos e culturais da sociedade que a abriga, oferecendo-lhe soluções que correspondam às demandas e aos anseios da sociedade, que a justificam e financiam.
Ao longo das décadas desde sua criação, a Pós-Graduação em Física tem tido crescente relevância na instituição, com ampliação de cursos e linhas de pesquisa, e um constante esforço por melhores índices de avaliação. Entretanto, esse crescimento precisa ser acompanhado de ações estratégicas, de investimento e infraestrutura, da atração de estudantes e pesquisadores e de manutenção e sustentabilidade, criando assim uma relação construtiva e retroalimentada com a sociedade e o setor produtivo, promovendo inserção internacional e produção de novos conhecimentos e tecnologias.
Portanto, é fundamental a uma universidade de excelência como a UnB, que as suas pós-graduações alinhem-se ao respectivo projeto de desenvolvimento institucional, às diretrizes dos órgãos de regulação, fomento e avaliação e às melhores práticas nacionais e internacionais. É essa (re)visitação de antecedentes, conjuntura e metas que pode estrategicamente apoiar à qualificação da Pós-Graduação em Física da UnB e, em seu bojo, outras áreas científicas e tecnológicas que de seus conhecimentos dependem, buscando um crescimento colaborativo, sustentável e dirigido por condições e metas que digam respeito ao planejamento institucional.
Importância do evento para a área de conhecimento
No Distrito Federal, na região Centro-Oeste e no Brasil, a área de Física da UnB tem destaque por ser um dos mais longevos em sua área, pela sua qualidade e influência. Somos a única instituição de educação superior (entre públicas e privadas) que atua nessa área do conhecimento no DF e fazemos parte de um seleto grupo que o faz na região geográfica em que nos inserimos. No Brasil, fazemos parte de 61 homólogos, com a distinção de nos localizarmos na capital do país, numa região com densidade populacional, notórios recursos financeiros, demandas industriais e empresariais e vocação para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, seja para o setor produtivo, seja para a Administração Pública.
A UnB, ademais, abrigou em sua história pesquisadores dos mais importantes na área de Física no país, tendo formado quadros que hoje compõem grupos de pesquisa de relevância e prestígio no Brasil e no mundo. Assistiu, na última década, a um vertiginoso crescimento das tecnologias digitais e está em frente ao que consideramos ser o paradigma do Século XXI, que é o desenvolvimento da inteligência artificial e das tecnologias quânticas.
Esses aspectos não podem ser ignorados por uma instituição que se pretende de excelência. Apenas uma Pós-Graduação qualificada, atualizada e com clarividência de sua estratégia será capaz de delinear projetos, linhas de pesquisa e desenvolvimento, direcionar investimentos e formular problemas e soluções condignas à sua estatura acadêmica, a sua relevância nacional e internacional e às demandas da Física em um mundo crescentemente demandante de formulações a respeito dos fenômenos naturais, das tecnologias e de suas interfaces sociais.
Este evento é uma ocasião imprescindível para viabilizar a participação de pesquisadores, estudantes, egressos, personalidades referenciais da Pós-Graduação no Brasil e gestores em uma programação que buscará, à guisa de autoavaliação e desenho de estratégias de busca pela excelência, retomar antecedentes, condições e conjunturas e projetar desafios e metas que qualifiquem e alinhem investimentos, esforços e políticas acadêmicas.
Apoio