Importância | Programação | Participantes | Organização | Objetivos | Inscrições | Resultados esperados | Cartaz do evento |
Internacionalização no IF/UnB: passado, presente e futuro
O Instituto de Física tem a honra de convidar toda a comunidade para participar do nosso Workshop Internacionalização do IF/UnB. Nesse encontro, teremos três momentos essenciais:
🚀 Passado em Foco: Apresentaremos as ações que marcaram nossa trajetória internacional, compartilhando conquistas e aprendizados.
🌐 Presente em Destaque: Divulgaremos as iniciativas atuais que conectam o IF/UnB a outras instituições, culturas e oportunidades globais.
🌍 Futuro em Construção: Juntos, traçaremos estratégias para fortalecer nossa presença internacional nos próximos anos.
Venha prestigiar e participar desse momento enriquecedor! 🌟
Data: 5 de julho de 2024 (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h30
Local: Auditório do Centro Internacional de Física (CIF)
A Física, como ciência de base, avança por meio da troca de ideias e conhecimentos entre cientistas de diferentes regiões do mundo. Devido ao elevado nível de complexidade das teorias físicas, a colaboração entre cientistas de diferentes especialidades é frequentemente necessária para a realização de novas descobertas.
No contexto brasileiro, observa-se que as instituições com maior impacto científico são também aquelas com maior nível de internacionalização. Estudos indicam que, de maneira geral, a média de impacto dos trabalhos com colaborações internacionais é aproximadamente duas vezes maior do que a dos trabalhos que envolvem apenas autores nacionais. A internacionalização não apenas amplia o alcance das pesquisas, mas também facilita o acesso a equipamentos avançados e financiamentos. Portanto, fica evidente a importância da internacionalização para a melhoria de nossos indicadores acadêmicos.
Neste Workshop, planejamos expor os esforços de internacionalização realizados em nosso Instituto no passado e no presente, projetando ações estratégicas. Nosso objetivo é atrair e envolver ainda mais a nossa comunidade nessa iniciativa, construindo um planejamento estratégico para o futuro que tenha o potencial de elevar nossa produtividade e cooperação científica.
A partir das 12:30 o CIF realizará a tradicional "Festa Junina do CIF" - um evento de confraternização entre os membros do CIF e IF, no gramado em frente ao CIF. A participação será voluntária, mediante pagamento de uma pequena taxa para custear as despesas com as comidas típicas.
- *Ricardo Magnus Osorio Galvão (Presidente do CNPq)
- *Alexandre Dodonov (CIF - UnB)
- *Luciana Saboia Fonseca Cruz (Coordenadora de Fomento e Internacionalização - DPG/UnB)
- *Virgílio Pereira de Almeida (Secretário de Assuntos Internacionais da UnB)
- *Demétrio Antônio da Silva Filho (CIF - UnB)
- *Olavo Leopoldino da Silva Filho (IF - UnB)
- *Jerome Depeyrot (IF - UnB)
- *Tarcísio Marciano da Rocha Filho (CIF - UnB)
- *Marcello Ferreira (IF - UnB)
- *Ismael Segundo da Silva Carrasco (CIF - UnB)
- Erika Kokay (Deputada Federal)
- Marco Antônio Costa Júnior (Diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal)
- Renata Viana (Superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal)
(* confirmados)
- Alexandre Dodonov
- Olavo L. S. Filho
- Marcello Ferreira
- Demétrio A. S. Filho
- Jessika Soares
1. Apresentar breve histórico das ações do IF/UnB e do CIF para a internacionalização:
O primeiro objetivo é fornecer um panorama conciso das iniciativas e esforços históricos empreendidos tanto pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF/UnB) quanto pelo Centro Internacional de Física (CIF e CIFMC) em prol da internacionalização. Este histórico destacará as principais colaborações, intercâmbios e projetos internacionais realizados.
2. Divulgar ações atuais do IF/UnB e do CIF ligadas à internacionalização:
O segundo objetivo é informar acerca das atividades e dos projetos atualmente em andamento no IF/UnB e no CIF que estão relacionados à internacionalização. Isso inclui intercâmbio de estudantes e pesquisadores, participação em projetos de editais de colaboração internacional, redes de pesquisa, publicações e eventos científicos.
3. Traçar diretrizes para a construção de um planejamento estratégico da internacionalização no IF/UnB e no CIF para o próximo quadriênio:
O terceiro objetivo é desenvolver um conjunto de diretrizes que orientarão a elaboração de um planejamento estratégico voltado para a ampliação e a qualificação da internacionalização do IF/UnB e do CIF nos próximos quatro anos. Este planejamento estratégico será fundamentado em análises detalhadas das ações passadas e presentes, além de considerar as melhores práticas internacionais.
O procedimento envolve acessar o site https://encurtador.com.br/vZUot e seguir os passos ali indicados. Caso o site não carregue, é necessário limpar o cache do navegador.
A seguir, disponibilizo os links com os tutoriais para o procedimento:
Tutorial em PDF: https://drive.google.com/file/d/1MfedHlfRyJe0TtQRJUTXMsdfFL1X1rWd/view?usp=sharing.
Tutorial em Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1YczpcrQ14iprvkqFLsHAocdwCAs6Mich/view?usp=sharing.
Será disponibilizado certificado de participação para os inscritos, como participação em curso de extensão, via SIGAA (carga horária: 5h) .
Congregar dirigentes, pesquisadores, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do IF/UnB, bem como autoridades de órgãos de fomento e avaliação de âmbito local (DF) e nacional, com vistas a consolidar retrospectiva, mapear ações em curso e planejar estrategicamente objetivos para a ampliação e qualificação da internacionalização da produção e da divulgação científica do Instituto, projetando-o para a melhoria de seus indicadores acadêmicos e consequente efetividade social. Tal planejamento, espera-se, perpassará a avaliação das possibilidades de indução e expansão da(o):
- realização de pesquisa em Física e áreas correlatas, com publicação de artigos em revistas científicas de relevância internacional;
- apoio à mobilidade docente e discente por meio de viagens de estudos, intercâmbios acadêmicos, técnicos e científicos com instituições congêneres nacionais e internacionais;
- realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, conferências, palestras, ciclos de estudos, encontros e outras atividades similares nos âmbitos nacional e internacional; e
- outras maneiras institucionais de comunicação, informação, cooperação e difusão acadêmico-científicas de caráter internacional.